sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Descriminação Racial e o Preconceito no Brasil

Discriminação racial ou racismo é toda atividade ou ação que um indivíduo faz contra o outro se achando superior. Quando se fala em racismo as pessoas as vezes pensa primeiramente nos negros, mas o racismo é um preconceito relacionado a qualquer tipo de raça, na diferença entre elas. Pode acontecer com qualquer pessoa, até mesmo com brancos por parte de outras raças.
O racismo pode se desenvolver em uma pessoa de diversos modos, depende da história de cada um, ás vezes pode ter crescido ouvindo seus pais ou pessoas próximas fazendo diferença de superioridade entre raças ou pode ser que alguma atitude acabou moldando o pensamento da pessoa. Mas não importa como o preconceito ou racismo se formou no pensamento da pessoa, ninguém nunca deve ter esse tipo de atitude, pois é um crime. Mas infelizmente existem pessoas que se acham superiores às outras pela sua raça que acreditam na sua purificação, para dominar o meio onde vivem. Esse pensamento surgiu no tempo da escravidão, onde os negros trabalhavam em situação precária e eram até mesmo vendidos como se fossem objetos.
O racismo e a discriminação fez e faz parte da história da humanidade, e alguns grupos sofreram muito com isso e ainda sofrem. No Brasil mesmo tendo uma mistura de raças, o racismo acontece, mesmo não sendo tão evidente para alguns. Pode ocorrer de forma sutil, como em piadas, xingamentos, ou evitar o contato físico com a pessoa. No Brasil a mistura de raças e muito grande, como os mestiças que é a mistura de duas ou mais raças; mulato que é descendente de branco com negro; caboclo que é descendente de branco com índio; cafuzo que é descendente de negro com índio. Raça é as características físicas, como a cor da pele formação do crânio, rosto e tipo de cabelo. Então o racismo se da com relação a isso a essas características e qualquer exclusão, restrição, distinção ou preferência se baseando na raça, tonalidade da pele que tenha a intenção de resultar ou anular o reconhecimento de atividades é considerado discriminação racial. Infelizmente, ainda existe pessoas que não tem compreensão e discriminam outros por causa de sua raça. Isso pode ocorrer em ambiente de trabalho, nas escolas e é em outros lugares. Mas isso é um crime muito grave um desrespeito e uma atitude que não tem explicação, então não devemos descriminar nenhuma pessoa independente de que raça ela seja. E não vá pensando que só porque é negro não pode fazer algum tipo de preconceito ou discriminação porq em muitos casos o preconceito vem do próprio negro e não apenas só dos brancos. 

O preconceito racial no brasil é o que mais se abrange, pois as pessoas julgam as demais por sua cor da pele ou raça. O preconceito racial no Brasil começou no período colonial, quando os portugueses chegaram ao Brasil e escravizaram os primeiros habitantes (os indios). Até hoje nos vemos vários tipos de preconceito com as pessoas negras no Brasil e no mundo. Pesquisas mostram que no Brasil os brancos recebem salário superior, cerca de 50% a mais que os negros, exercendo as mesmas funções. O tempo passa mas isso que chamamos de preconceito nunca acaba, em jogos de futebol homens negros são chamados de macaco. Pesquisa publicada em 2011 mostra que 63,7% das pessoas acham que o tom de pele influência no modo de vida.
Para os brasileiros algo inédito e escandaloso, fazem-se piadas insinuando que o sucesso dos negros se devia ao fato de que eram bem dotados.
 O Brasil está muito longe de ser um país onde todos sejam iguais. O espaço de visibilidade que o negro tem em nossa sociedade, não permitem que ele sirva de referência. Percebemos que o preconceito é um dos problemas mais grave. As pessoas precisam se conhecer melhor, independente de sua cor ou raça, sendo branco, preto, índio ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo o próximo.
Contudo, aprendemos que somos todos iguais não importa a cor, raça, o modo como nos vestimos, como é o nosso cabelo e sabemos que descriminar e preconceituar alguém é crime e que devemos dizer não a tudo isso e devemos lembrar de pensar antes de abrir a boca para não ofender, descriminar ou preconceituar alguém. Diga não ao preconceito e a descriminação Racial e vamos mudar essa ideia de que o negro tem que ser pobre, escravo e que a mulher negra tem que ser dona da casa dos outros! 

Alunos: Daniel Santos, Ellen Santos, Emily Silva, Jemima da Silva, Lucas Luis, Matheus Silva e Vitória Élen.

Um comentário:

  1. Não podemos esquecer que no Brasil, aa população negra é quem de fato, sofre o maior preconceito e discriminação.

    ResponderExcluir